11 Dicas de Estudo

Hey, gente! E ai?

tumblr_l47yeezomm1qag73jo1_500_large_large

Que todo mundo tem que estudar, é fato. E que é cansativo, árduo, chato também sabemos. Mas nada é melhor, que não ficar de recuperação no fim do ano, certo? Errado, tem coisa melhor… Mas releva. Eu nunca fiquei de recuperação (recalque, brinks), mas tenho um medo. E não é como se eu me esforçasse, para isso não acontecer. Na verdade, eu faço o tipo que só lembra que tem um livro, na véspera da prova. Converso horrores na sala, até trocaram minha amiga de lugar… Coitada, eu que a levei para o mal caminho…

Eu sou muito esquecida, e desorganizada então… Véspera de prova, eu enlouqueço. Sério, fico nervosa, triste, solitária… Eu só posso ter, TPP (tensão pré-prova).

Separei algumas dicas, e técnicas de estudo para nos ajudar.

1 – Organize-se: Organização é essencial não só nos estudos, mas em qualquer área das nossas vidas. Faça um planejamento de estudos. Vai ser muito mais fácil estudar organizadamente.

2 – Anote: Anotações ajudam MUITO nas aulas. Mas… Para isso é muito importante prestar atenção na aula. Depois você revisa, tudinho.

3 – Aproveite os recursos: Que recursos? A internet, cara! Pesquisa que tem muito sobre estudos, nessas terras desconhecidas, chamadas internet. Vale até criar um blog, se você for exercitar a escrita. Invista em sites de estudos. Existem também muitas video-aulas no Youtube.

4 – Facilite: Estudar já não é muito fácil, então não complique mais ainda. Se você tem uma boa memória fotográfica, agregue desenhos e imagens ao conteúdo. AGREGAR, não substituir.

5 – Estipule um tempo: Todos precisamos de rotina. Por menor que seja, é uma rotina. Então estipule umas horas de estudo.

6 – Tenha responsabilidade: Responsabilidade é algo que devemos aprender jovens, e que irá nos servir para o resto da vida. Quem estuda é você, para você. Não venha chorar depois, se não manteve um compromisso com os estudos.

tumblr_md3i7zlfiw1riyxg0o1_500_large

7 – Exercite: Faça exercícios, várias vezes. As chances do conteúdo se fixar na sua mente, são maiores.

8 – Uma só: Hora de estudar, é hora de estudar! Nem tente assistir TV, mexer no computador, ler um livro, desenhar, cozinhar… Não dá certo. Ouvir música, até dá pra aceitar.

9 – Grupos de estudo: Debater sobre certo conteúdo, ajuda muito. Estudar se torna mais prazeroso com amigos. Mas claro, mantendo a ordem, e lembrando que o objetivo de você é ESTUDAR.

10 – Não se sobrecarregue: Para tudo existem limites. Inclusive estudar. Então pense, você é um só. Não tente aprender tudo, de uma vez só. Só irá te prejudicar.

11 –  Durma: Uma boa noite de sono ajuda. Eu não tenho boas noites de sono, durmo muito tarde. E isso me prejudicou em um Simulado, que aconteceu recentemente. Minha cachorra passou mal, e eu não dormi bem, meu pai iria fazer uma cirurgia no dia da prova. Fiquei nervosa, eu tinha estudado, mas estava bêbada de sono.

12 – (Extra) Aceite: Estudar é pra vida toda. Não é fácil, não é legal, mas é preciso. E sacrifícios são necessários…

Bom, pessoal, foi isso… Espero ter ajudado.

Beijos! Até mais…

* Créditos: Eu já tinha em mente as dicas, mas me inspirei em algumas no texto do site:

https://www.examtime.com/pt-BR/blog/10-tecnicas-de-estudo-para-melhorar-a-aprendizagem/

Deixe um comentário

